Para incentivar os chamados "nômades digitais" e todas as pessoas que trabalham no estilo home office, Portugal acaba de implementar em Novembro/2021 uma lei que proibe o contato de chefes com seus funcionários após o horário de trabalho para questões de serviço.
A nova lei tem como objetivo proteger o trabalhador de ser forçado a fazer horas extras ou ter que resolver situações relacionadas ao trabalho em seu tempo de descanso, além de proibir chefes de mandarem mensagens para os seus funcionários em horários não combinados.
Com o grande crescimento de pessoas trabalhando em estilo home office por causa da pandemia de Covid-19, a nova lei pode gerar multas a empresas que tenham mais de 10 funconários caso as mesmas incomodem os seus trabalhadores em horários de descanso, a menos que seja alguma situação de emergência.
A mudança aprovada no parlamento português visa melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e privada com a vida profissional dos trabalhadores, principalmente para aqueles que trabalham de casa.